segunda-feira, 25 de março de 2013

7 Ferramentas gratuitas para mensurar o Instagram

Atualizado em julho de 2015

Em 2013, foi publicado nesse blog o primeiro post com quatro ferramentas para mensurar o Instagram, mas quando se trata de mídia social, dois anos é uma vida. Na época do post original, segundo uma pesquisa realizada no ano de 2012 pela Simply Measured, 54% das principais empresas mundiais estavam ativas na rede e na disputa da atenção dos mais de 100 milhões de usuários. Atualmente, este número triplicou para cerca de 300 milhões de usuários.

O número de usuários cresceu, foi seguido pelas marcas e por novas ferramentas. Nos dois anos da publicação do post o Statigram mudou de nome e agora Iconosquare, enquanto o Nitrogr.am encerrou as atividades. Por outro lado, novas ferramentas surgiram e foram inseridas na listagem abaixo.

Um dos principais motivos para essa atualização contínua sendo a dificuldade em medir a repercussão das fotos publicadas. Afinal, o Instagram ainda não oferece um analytics ou outra ferramenta para fazer o acompanhamento do conteúdo publicado.

Então, confira abaixo sete ferramentas que podem auxiliar na tarefa de mensurar os resultados no Instagram. Caso você conheça alguma ferramenta que não esteja listada abaixo é só avisar nos comentários.



1. Iconosquare - iconosquare.com


Surgiu como Statigr.am e mudou de nome para Iconosquare. Na ferramenta é possível comentar, curtir, responder comentários, enviar mensagens privadas e analisar os dados da conta. Além de ser possível criar e gerenciar concursos com uma grande riqueza de dados.

Entre os dados disponibilizados estão a a quantidade de fotos publicadas, volume de likes e comentários no período de 28 dias, fotos com o maior desempenho, o dia e a hora em que os usuários estão mais engajados, os seguidores mais engajados, e o crescimento e perda de seguidores.

Ponto negativo: Os dados são medidos com base nos últimos 28 dias, ou seja, o fechamento de um relatório mensal fica totalmente prejudicado com esse formato de exibição.

Update: O Iconosquare desde do dia 31/3/2016 deixou de ser gratuito e oferece apenas um período sete dias para testes, após esse período o valor é de $49.00/ano.


2. SimplyMeasured - http://simplymeasured.com/

A ferramenta permite aos usuários baixar análises sobre diferentes perfis de graça, desde o usuário aceite compartilhar um tweet para promover a empresa. Os dados podem ser baixados no formato XLS ou PPT.  No relatório é possível conferir o engajamento das fotos dentro e fora do Instagram (quando a foto foi compartilhada no Twitter ou Facebook). Outro ponto interessante são os gráficos prontos para serem adicionados em qualquer relatório.

Ponto negativo: A ferramenta não permite selecionar o período de tempo que se deseja a medição.


3. SumAll - http://sumall.com


A aplicação que ainda está em fase beta foi desenvolvida para ser um ferramenta de gestão para ecommerce, mas conseguiu demonstrar ser uma das melhores ferramentas gratuitas para gerenciar redes sociais em um único ambiente. O SumAll permite adicionar adicionar contas do Instagram, Facebook, Twitter, Google Analytics, Youtube, Google Adwords, Bing Ads, Paypal, entre outras. Os resultados são divididos em três métricas: Seguidores, Atividade da Rede e Atividade do Público.

O mais interessante é a possibilidade de cruzar os dados de todas as redes cadastradas e acompanhar a repercussão geral, por dia ou semana, em uma única tela.

Ponto Negativo: A ferramenta exibe informações somente da data do cadastro em diante.


4. River - https://getriver.com/

A ferramenta lembra muito o Tweetdeck e se descreve como uma aplicação de pesquisa e engajamento no Instagram. A principal funcionalidade do River é o engajamento por meio de gerenciar quem deseja seguir, curtir e acompanhar a movimentação dentro da rede, inclusive, com a possibilidade de acompanhar as fotos mais populares.

Entre as funcionalidades está a possibilidade de gerenciar várias contas em um único dashboard e poder definir quais colunas serão exibidas. Outra possibilidade é acompanhar hashtags e publicações de localidades específicas.

O River é totalmente gratuito e requer apenas acesso aos dados do perfil no Instragram para liberar o uso.

Uma dica para quem for usar pela primeira vez é: depois de cada alteração é necessário dar um refresh para visualizar as mudanças.

Ponto negativo: Apesar de várias funcionalidades o River apresenta somente a métrica "taxa de engajamento" e uma grande lentidão no processamento das informações.


5. Miniter.io - https://minter.io/


Similar a várias outras ferramentas, o Miniter.io tem como destaque o dashboard que apresenta as principais estatísticas do perfil cadastrado. Os usuários podem acompanhar histórico por datas, cidades que mais geram interação, os usuários mais influentes, dias e horários com o maior engajamento, interação por hashtags, entre outros.

Um diferencial da ferramenta é a possibilidade de adicionar membros da equipe como administradores. Além disso, também são oferecidos relatórios que podem ser baixados no formato PDF ou PowerPoint.

O período de avaliação é gratuito por 14 dias, quem optar por fazer a assinatura os planos  mas depois que Miniter.io precisa ser pago, com preços a partir de US $ 100 por mês.

Ponto negativo:
Todas as métricas apresentadas são consolidadas por hora, dia, semana ou mês, quem precisa avaliar a repercussão de peças específicas acaba ficando na mão. Uma outra deficiência são os relatórios em CSV que apresentam apenas a taxa de engajamento das publicações.


6. PicStats - http://picstats.com/


A ferramenta oferece um resumo de qualquer conta Instagram e também permite analisar contas dos concorrentes. O foco principal da ferramenta fica para a interação do público, que é exibida em diversos gráficos.

Outras métricas disponíveis são: o número de comentários e likes por dias da semana, as horas do dia e filtros com maior engajamento, as hashtags que atraem a maioria dos comentários e likes.

Além dos gráficos, os usuários podem ver os quem gera a maior interação e número de likes. Isso pode ajudar em uma comunicação mais direta com aqueles usuários mais engajados.

O PicStats é gratuito e não requer o preenchimento de cadastros para utilizar. A única informação solicitada é a autorização para acessar o perfil no Instagram.

Ponto negativo: Se o visual da ferramenta não assustar o usuário em um primeiro momento, os gráficos que tem pouca qualidade talvez sejam um empecilho para adotar a ferramenta no dia-a-dia.


7. Collec.to - http://collec.to


O Collec.to é o Followgram repaginado. As novidades ficam restritas aos novos planos "Pro" (8.99€) e "Brand" (169€), esse último é o único que oferece o analytics.

No plano básico é possível visualizar as postagens mais populares, os usuários influentes, navegar por hashtags, comentar e curtir as postagens.

Ponto negativo: A ferramenta não oferece nenhum dado ou funcionalidade que estimule o usuário a abandonar a interface nativa do Instagram. Então, se a intenção não for utilizar um dos planos pagos a ferramenta perde totalmente a sua utilidade.

10 comentários:

Mariana Silvestri disse...

olá, iconosquare é gratuito? você costuma usar? indicaria?

Anônimo disse...

Sim, ele é gratuito e muito bom.

Zoclin ;* disse...

Caramba, muito obrigada por ter feito essa lista, ela caiu como uma luva <3

Yure Pereira disse...

O iconosquare.com é gratuito em termos. Por exemplo: precisei saber quantos seguidores tive em 31 de março para ter uma ideia de quanto seguidores tenho a mais até agora e para ter acesso a essa informação preciso criar um conta paga.

Arturo disse...

Iconosquare deixou de ser gratuito.

Alfredo Soares disse...

Olá,
gostaria de deixar uma sugestão de ferramenta para vocês conhecerem e testarem.
A ferramenta está 100% em português, oferece suporte por e-mail e telefone, plano acessíveis, conteúdo e recursos bem bacanas. Se observarem os depoimentos dos clientes, tem algumas grandes empresas utilizando e bem satisfeita.
http://www.instarocket.com.br, gostaria de uma conferida e feedback de vocês depois.
abs

Anônimo disse...

Excelentes dicas, obrigado pelo artigo =)

Aliás gostaria de deixar uma sugestão de uma ferramenta de Instagram para multiplicar seus clientes, impulsionar seu negócio e ganhar seguidores reais e segmentados através do Instagram. A ferramenta oferece teste gratuito, agendamento de postagens, relatório de engajamento, suporte em português, consultoria e muito mais...

acesse a ferramenta:
http://www.instacopy.com.br

Thayanne Vasconcelos disse...

Tem algum aplicativo que eu possa monitorar o número exato de seguidores? Pq quando o integram chega a 100k ele só cresce pra 101k, 102k,... É assim por diante. Gostaria de ir monitorando.

Skrol disse...

Oi Thayanne, as versões paga do Iconosquare, SimplyMeasured e SumAll oferecem essa possiblidade, mas todas só oferecem dados retroativos de no máximo 30 dias. Abs,

Paulo disse...

A melhor plataforma de automação de Instagram que uso é a www.gerenciagram.com.br
Resultados fantásticos, tenho um franquia de Açai em todo Brasil e recomendo a todos. Aumentou seguidores, clientes e vendas. Grande abraço,

compartilhar

Posts relacionados