quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Lançada a primeira ferramenta para medir o Google+


O Google+ (G+) é uma rede que nasceu para ser um fracasso, pois tem entraves simples, que poderiam ser facilmente resolvidos como: personalização da URL, ambiente mais amigável para o grande público, facilidade de dispersão do conteúdo para outras redes e métricas mais amigáveis para o mercado.

Mesmo com tantos pontos negativos, ao longo dos meses o G+ tem demonstrado capacidade de atrair público e gerar engajamento. Essa movimentação e demonstração que a rede está começando a ganhar destaque no mercado publicitário não foram suficientes para o lançamento de métricas capazes de medir a influência dos utilizadores dentro da rede e replicação do conteúdo.

Para atender essa brecha do mercado  +Gerwin Sturm, criou o "All My Plus" uma API que lê as informações de qualquer perfil público e transforma esses dados em relatórios com possibilidade de acompanhar os números de comentários, posts marcados com +1', compartilhamentos, estatísticas do compartilhamento do número de fotos, vídeos e links. Além gerar gráficos classificados por hora, dia e semana, entre outros.

Os pontos negativos são a impossibilidade de analisar vários perfis simultaneamente, ser necessário copiar e colar o ID de cada usuário (não existem buscas por nomes) é a não exportar os dados.Entretanto, a falta dessas informações não impede da ferramenta ser o pontapé inicial para o desenvolvimento de futuras aplicações que ofereçam métricas sobre a rede.

Integração com o analytics. Google não demonstrou nenhum movimento que sinalizasse o lançamento de um insights ou analytics específico para a rede. Se for levado em consideração os produtos da empresa, entre eles o agonizante Orkut, não deve-se esperar por qualquer melhoria nesse sentido. Um dos motivos é a tentativa de integrar o G+ com o Google Analytics.

O mercado de redes sociais tem necessidades que ainda o Analytics não tem condições de atender. As ferramentas de monitoramento no mercado também ignoram o G+, talvez um reflexo dos últimos fracassos Google como o Wave e o Plus, mas o lançamento do All My Plus é uma demonstração que existe possibilidade de criação de ferramentas e o monitoramento da rede. Assim, enquanto não surge nenhuma outra ferramenta mais completa a API de Gerwin vai reinar absoluta.

Para os nerds de plantão, Gerwin disponibilizou o código da API que pode facilmente ser adaptado para uma ferramenta de monitoramento ou até mesmo aperfeiçoado para um produto mais robusto e com mais funcionalidades.

Link para o All My Plus: http://www.allmyplus.com/


Nenhum comentário:

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...