segunda-feira, 20 de setembro de 2010

comScore lança serviço de mensuração de redes sociais

A comScore, uma das principais empresas mundiais de aferição digital, anunciou nesta segunda-feira ( 20/9) que passou a fazer mensuração de redes sociais. O novo serviço, chamado de comScore Social Analytix, será feito por meio da ferramenta Radian6.

Assim, os clientes da comScore poderão saber, em tempo real, o que os consumidores dizem sobre marcas e produtos em diversas redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e MySpace, e também capturar menções em blogs e vídeos na web.

O Radian6 vai funcionar de modo independente dos painéis de medição já utilizados pela comScore nos países em que atua.

Segundo o instituto de pesquisa, além de identificar citações nas redes, o comScore Social Analytix permitirá responder aos consumidores que fizerem comentários sobre marcas, identificar os influenciadores e, assim, desenvolver uma estratégia de aproximação com eles. Também facilitará o acompanhamento dos efeitos de campanhas publicitárias.

O ingresso da comScore na área de mensuração de redes sociais segue movimento natural das companhias de pesquisa. O Ibope Nielsen Online, por exemplo, tem o BuzzMetrics, para redes sociais, e o VideoCensus, para vídeos – ambos os serviços foram trazidos para o Brasil no início deste ano.

O que o mercado já oferece para acompanhamento de redes sociais:
i-Group
iBrands – Desenvolvida pelo i-Group em parceria com a empresa catarinense A2C, ela faz um mapeamento de boca-a-boca no Orkut, My Space, Sonico, YouTube, Twitter e blogs. Além de gerar relatórios sobre o boca-a-boca digital, identifica usuários mais relevantes e cria filtros para evitar desvios de análise – como exemplo, pensa na palavra Oi, que pode servir tanto para designar a operadora como uma saudação.
*****
E.Life
TweetMeter - Destinado a empresas, agências digitais e de publicidade, o software TweetMeter faz um mapeamento do que os usuários comentam sobre  cerca de 1,5 mil marcas. Ela também identifica a repercussão de diversos temas, como política, mídia, esportes ou economia, e as URLs (endereços de internet) mais linkadas.

E.Life BuzzMonitorO software é utilizado para monitorar, analisar e gerar relatórios sobre o boca-a-boca on-line de consumidores em tempo real. O E.Life BuzzMonitor possibilita varrer a blogosfera e mostrar como está a imagem de uma empresa com base na monitoração do volume de discussões de consumidores on-line em blogs, fotoblogs, wikis, sites pessoais, fóruns e em redes sociais como Orkut, Facebook, MySpace e Linkedin.
*****
Ibope
BuzzMetrics – A ferramenta monitora o comportamento dos usuários nas redes sociais e acompanha o conteúdo online gerado pelo consumidor, como, por exemplo, opiniões publicadas no Twitter, Facebook, fóruns e blogs, entre outros canais. Só no Orkut serão acompanhados mais de 1 milhão de mensagens, diariamente.
VídeoCensus - Faz trabalho semelhante ao BuzzMetrics, mas é voltado especificamente aos vídeos da web. Sua finalidade é rastrear o comportamento e a forma como o usuário consome o conteúdo deste tipo de mídia e quanto tempo ele dedica a isso.
*****
CDN
Sismoweb - Identifica o cenário da exposição da marca, produto ou serviço na internet. Seus relatórios quantificam e qualificam a presença digital. Também observa temas e tópicos em evidência e formadores de opinião. Ele fornece dados em tempo real, alertas por email e SMS, gráficos e listagens.
*****
Press Army
Este produto é internacional e faz filtros por data, canais e leva em consideração o contexto da marca. Seus relatórios trazem informações sobre os influenciadores digitais.
*****
SocialOomph
Coleta dados sobre a blogosfera e demais canais de redes sociais e qualifica a influência das pessoas que seguem a marca ou interagem com ela.
*****
Radian6
Esta plataforma de monitoramento online permite analisar o grau de engajamento de um internauta com a marca e agrupa em tempo real os comentários postados nas redes.

Fonte: Com informações do IDGNow

Nenhum comentário:

compartilhar

Posts relacionados