quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Mistério da Torre Negra

Vivemos a era da exposição midiática e cibernética. Quando todos os segredos duram somente até o primeiro post, vídeo ou foto caírem na rede. Mas, e como era na época dos nossos pais, avós, tataravós? Imagine-se então no século XVIII.  Na época da "Restauração", tempo em que não existiam flashes, apenas penas nervosas registrando os pecados e histórias de uma sociedade que matava para que seus segredos continuassem longe do conhecimento de todos.

Talvez seja por isso que até os dias atuais qual foi o verdadeiro fim do filho de Maria Antonieta e Luis XVI seja um mistério rodeado de teorias e histórias. Se alguma delas realmente é real ninguém sabe, mas no vasto campo da especulação Louis Bayard foi buscar a ajudar de personagens reais para montar um thriller policial que muitos já afirmam ser a verdadeira história do Delfin, criado para ser o rei da França, mas durante a Revolução Francesa foi trancando na Torre do Templo e depois nunca mais foi visto.

Para desvendar o mistério Bayard se apóia em monsieur Vidocq, um ladrão que abandonou a vida de crimes para abrir a primeira agência de detetives do mundo e no doutor Hector Carpentier, para resolver o enigma ou pelo menos para oferecer mais uma teoria sobre o Delfim ou Luis XVII.

O livro segue uma narrativa descritiva pelos olhos de Hector, que trás ao leitor os cheiros, ruas, vielas e estilo de vida de uma França que tentava se erguer depois de um dos períodos mais violentos e inquietantes de sua história.

As respostas sobre o que realmente aconteceu com o Delfim, após a decapitação de Maria Antonieta e Luis XVI, levam Hector e o leitor para uma das mais emocionantes viagens cheias de pistas falsas, intrigas e diários que guardam todos, ou grande parte, dos segredos da monarquia francesa.

O fim para muitos vai se apenas o começo de mais suspeitas, dúvidas, teorias e intrigas. Afinal, o livro conta a história de reis e rainhas e neste universo nada é e nunca será o que realmente estava escrito.

Serviço:
O Mistério da Torre Negra
Autor: Louis Bayard
Tradução: Luciana Percise Nogueira
Editora: Nova Fronteira
Autor: LOUIS BAYARD
Ano: 2009
Número de páginas: 320
Preço: R$ 35,90 (Americanas.com)

Nenhum comentário:

compartilhar

Posts relacionados