sábado, 28 de março de 2009

Brasileiros não aderem a Hora do Planeta

Hora do Planeta ou EarthHour
A "Hora do Planeta", campanha mundial que faz um alerta sobre os efeitos da mudança climática, mobilizou nove capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Manaus e Rio Branco. Nestas cidades foram programadas atividades shows, jantares à luz de vela e outros eventos.

Entretanto, no Rio de Janeiro com exceção dos pontos turísticos, grande parte da população não aderiu ao movimento. Em pesquisa rápida pelo Twitter foi possível constatar que a realidade carioca se espalhou por outras cidades.

O espírito da campanha, organizada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e apoiada pela ONU busca incentivar a população a trocar suas lâmpadas por outras de baixo consumo e a economizar energia diminuindo seu ar condicionado ou seu aquecedor.

Infelizmente, em um país onde os problemas sociais, econômicos e políticos são tantos, variados e constantes. Fazer uma campanha para ficar com as luzes apagadas durante uma hora, sem a adesão da mídia e somente com a promessa dos governantes que iriam colocar mais policiamento nas ruas produz esse efeito de luzes acessas como em uma noite de réveillon.

2 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá!

Eu concordo plenamente com você, deveria haver mais divulgação por parte da grande mídia para que a adesão fosse mais forte. Essas manifestações são importantes para mostrar e revelar os problemas ambientais causados pelo uso em excerso da diversos tipos de energia.

Abraços

Francisco Castro

Rodrigo Piva disse...

Fiquei triste ao ver que mesmo simbólica esta importante campanha não foi seguida nem sequer por 1% dos prédios que consigo avistar do apartamento em que moro (15º andar).
Para não dizer que não vi ninguém apagar as luzes, vi apenas 1 apartamento.

Lamentável.

Abraços

compartilhar

Posts relacionados